segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CARECA DE SABER

                                         Registro: Newton Goto

Julho de 2006

PERFORMANCE REALIZADA EM ANTONINA, Paraná,durante o 16º FESTIVAL DE INVERNO promovido pela Universidade Federal do Paraná, dentro do projeto REDES / FUNARTE e produzido por EPA! (Expansão Pública do Artista), capitaneada pelo artista Newton Goto.




CONTEXTO:
Discutir questões relacionadas à ética e a estética, em uma barbearia, a partir do quadro eleitoral nacional e a polarização inventada pela mídia, entre dois candidatos à presidência da República e suas propostas (ou falta delas) para governar o país.

AÇÃO E REFLEXÃO
“Careca de saber”: relativo à sabedoria e à perda de cabelo enquanto fenômeno físico por ação do tempo (calvície) ou corte de cabelo.

A PERFORMANCE
Realizada em uma barbearia local, no centro da cidade, onde os homens se reúnem para falar mal da vida alheia, política e futebol (não necessariamente nesta ordem). Ou, a barbearia é o rádio-peão da cidade interiorana.


Com duas placas à mão, uma escrita LULISMO e a outra ALQUIMISMO, sentei na cadeira do barbeiro e pedi para cortar cabelo e barba, afim de mudar o visual radicalmente.
A questão colocada na situação era sobre a mudança que se gostaria de fazer, saindo de uma situação política ligada ao Lulismo – em referência ao presidente Lula – para se chegar ao Alquimismo. Mas não ao Alckimismo do candidato do PSDB à presidência, mas daquele referente à Alquimia, na idade média, que tinha por busca a pedra filosofal, de transformar o chumbo em ouro (não pelo vil metal em si, mas pelo que ele representa, seu referencial simbólico de elevação).



A partir de uma consideração genérica, de que os militantes de esquerda são barbudos e cabeludos (desde descuidados até almofadinhas) e os integrantes da direita política partidária são carecas e barbeados (repare!), começei uma conversa na barbearia envolvendo várias pessoas do lugar, para falar sobre arte e política. Questionando, ao mesmo tempo, a ética e a estética enquanto conduta de ação individual e coletiva. E colocando temas como reforma agrária, legalização das drogas e reestatização dos setores estratégicos, levando as pessoas a refletirem e opinarem sobre essas questões.


Ao final do trabalho, o barbeiro também quis participar da performance além de seu trabalho cotidiano, tirando uma foto com a máquina dele, que, ao invés de foto, saia um pênis quando apertado o clique. O que tornou ainda mais jocosa a cena toda, porque falávamos de esquerda e direita. E toda agremiação populista possui sempre uma ala denominada de “força jovem” ou “juventude socialista” ou “juventude fascista”, que são jovens com idéias velhas sustentando o poder do phalo grande e duro como símbolo da sociedade machista e patriarcal.
Como uma boa performance de barbearia, restava-nos apenas rir. E foi o que fizemos. Afinal de contas, uma das estratégias para se começar um assunto sério é a descontração no início da conversa e o aprofundamento do debate, em seguida.
CARECA DE SABER, então, tem a ver com essa situação de jogos polares políticos e a transcendência dessa situação – a alquimia – através da sabedoria.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário