segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

NOWHEREMAN



ÁLBUM DE FIGURINHAS - STICKER ALBUM

“No fundo do poço, 10 mil metros abaixo, a gente não ‘veve’, a gente vegeta”.

Luiz Carlos Marques da Silva, morador de rua.


ESPAÇO DE VISIBILIDADE
NOWHEREMAN é um trabalho de arte realizado na forma de um álbum de figurinhas, tendo por tema uma situação de miséria que coloca milhares de pessoas nas ruas, sem moradia, sem dignidade, vivendo apenas daquilo que lhes dão.
A idéia aqui é dar um lugar a quem não tem. Oferecer um espaço de visibilidade a “invisíveis funcionais”. Para os que, por sua própria condição miserável, não se contam nas estatísticas senão como problema. Que não são vistos senão como lixo, incomodando, impedindo a passagem, sujando a cidade.

OBJETO IRÔNICO
Um álbum de figurinhas é um objeto irônico, porque colecionávamos figurinhas dos nossos heróis, na infância: os jogadores Garrincha, Pelé, o astronauta Yuri Gagarin, o ator Francisco Cuoco, ou, então, carrões de corrida, presidentes do Brasil ou, mesmo, a natureza exuberante. Mas, mendigos são anônimos, nada exemplares, são figuras tristes. São anônimos cuja invisibilidade torna-se arma de sobrevivência.
Voltar-se a eles como assunto em lugares onde predominam celebridades, exuberâncias, belezas, atos de heroismo é inverter a posição do espelho - sempre posicionado para refletir a melhor das imagens que possuímos - zombando das aparências.
Por outro lado, parece algo de idealista, também. Não seriam os mendigos dignos de serem pensados como gente? A resposta parece óbvia, mas a prática se mostra diferente. Por isso, a investigação.

HISTÓRIAS DE VIDA
As histórias coletadas revelam que, muitos, em algum momento, cairam e (ainda) não conseguiram se levantar. Alguns já estão em processo de decrepitude, loucura, atravessaram o portal da razão. Outros estão doentes e não têm força para sair do buraco onde estão enfiados. Há ainda os que, coitados, não foram felizes, perderam a mulher, o emprego, foram mandados embora de casa e, faltando-lhes o básico para sobreviver - vários, analfabetos - não tiveram outra opção senão a rua, o lado de fora do mundo. Há aqueles, ainda, que não se deixam fotografar, que mentem o nome, a identidade, que sentem vergonha do lugar que estão. Não querem um lugar de mentirinha para ficar colados. Não querem aparecer no jornal, na TV. Possuem suas razões para isso.
As estatísticas apontam para mais de 2000 mil na cidade do Rio de Janeiro. A maioria jogada no centro da cidade, que se transforma em dormitório de “moradores de rua”, à noite. O que eu posso fazer para resolver essa situação? O que você pode fazer para resolver essa situação? O que o poder público pode fazer para resolver essa situação? O álbum de figurinhas NOWHEREMAN – outra ironia, “para inglês ver”, querendo dizer homem de nenhum lugar – nada esclarece sobre essas perguntas, apenas aponta na direção daquilo que todos preferíamos não ver, mas que não podemos continuar fingindo que não vemos.

ESTRATÉGIAS DE CIRCULAÇÃO
A venda dos 50 primeiros números colocados à venda neste blog irá bancar a edição de 1000 exemplares, cujo dinheiro da venda reverterá para os próprios moradores de rua desta região pesquisada.
Cada álbum vem com 12 pacotes (envelopes) com figurinhas dentro, para a pessoa tirar de dentro e colar no álbum. Se faltar alguma figurinha dentro dos 12 pacotinhos, o colecionador será estimulado a entrar em um blog feito especialmente para este fim e trocar as figurinhas por lá.
Os 50 primeiros exemplares vendidos serão assinados, datados, numerados e catalogados.
Dos 950 exemplares restantes, alguns serão doados aos moradores de rua do centro da cidade para que eles façam o que quiserem do trabalho. Outra parte será vendida e o dinheiro revertido para os próprios moradores de rua.
            Está previsto, também, um lançamento do álbum, já editado, onde serão convidados os próprios personagens para participar do evento.

PREÇO
50 números iniciais = R$ 200,00
50 números seguintes pertencem a uma numeração extra
100 números serão doados
800 números restantes = R$ 30,00

DESCRIÇÃO DO PRODUTO
Álbum de figurinhas com 20 páginas
Capa em papel couchê
Tamanho 20x18 cm fechado
36 figurinhas 8,5 x 6,5 cm dentro de pacotinhos



“Sonho comprar um carro Audi, para passear com os amigos e as garotas.”
Carlos Henrique


“Só sonha quem dorme”
Cícero Soares da Silva


 
 
 
“Esses olhos são roubados. É azul. É de uma mulher que trabalha ali. Por isso que eu não posso trabalhar.”
Clara Nunes Pereira do Santos.
Procedência: aponta o dedo para cima e diz que vem do “Estado do céu”

 
 
 
 
 
 
 

FAÇA COMO O ARTISTA MUNTADAS. SEJA UM COLABORADOR ATIVO AO ADQUIRIR UM  DOS EXEMPLARES ASSINADOS, DATAS E NUMERADOS DO ÁLBUM DE FIGURINHAS NOWHEREMAN.
PUBLIQUE SEU INTERESSE NOS COMENTÁRIOS, MANDE UM EMAIL, ME PROCURE NO FACEBOOK OU LIGUE: 55 21 2135-6928


3 comentários:

  1. Gostaria de receber um album dos cinquenta primeiros.
    Luiz Cláudio da Costa

    ResponderExcluir
  2. Rubens

    não estou muito certa do que vou escrever, não pensei muito, mas tipo primeiras impressões:
    acho importante o trabalho;
    acho interessante conceitualmente a maneira de colocar em circulação a realidade dos sem teto, subvertendo a idéia oiginal dos álbuns de figurinhas;
    acho legal dar voz;
    acho correto retornar uma grana para eles evitando a "apropriação" pura simples como estratégia artistica, uma vez que não se trata de uma imagem só, como de qualquer mercadoria à disposição no "display" cotidiano, mas de pessoas de corpo e alma....
    mas...
    não sei se há eficácia como denúncia e estratégia de cutucar as pessoas. vemos e sabemos sim, embora façamos a operação de tornar invisível, mas a imprensa e o dia a dia reafirmam sistematicamente essa realidade.
    me incomoda um pouco, mesmo com seu cuidado, a apropriação das pessoas, transformar num show, dar destaque - como a midia já faz - mais uma vez negando a elas uma (im)possível e desejável privacidade...
    e não tenho vontade de ter o álbum, me dá tristeza.
    bjs
    Fabiana

    ResponderExcluir
  3. Olá Rubens, td certo?
    Estamos realizando o projeto Amoradores de Rua agraciado pelo prêmo Miriam Munyz.
    A fase atual é de pesquisa e busca de referências diversas.
    Temos uma equipe multidisciplinar com artista visual, fotógrafos, urbanistas, atores e atrizes, audiovisual, além do diretor dramaturgico Rafael Camargo, afinal o principal produto cultural dessa parte do projeto é a montagem de um espetáculo teatral que terá sua estréia em abril/2010 nas ruas de Curitiba.
    Achei muito interessante o NOWHEREMAN e gostaria de divulgá-lo no blog do Amoradores como uma referência artística sobre o tema.
    Aguardo seu retorno para "trocarmos essas figurinhas"

    Abraço,

    ResponderExcluir